top of page

(       )
       Primeiro dia - 24 de Maio




Mariana Sucupira e Maristela Estrela
Mariana não suporta processos longos com muita experimentação. Ela é firme e realista. Insiste na limpeza da imagem, faz questão de filmar em película e ter o controle absoluto da luz.
Maristela aceita correr o risco como um inevitável elemento do processo. Tende para uma estética mais "Dogma", sujo e marginal.
As duas são diretoras do Núcleo Cinematográfico de Dança



Graziela Kunsch
  é artista. Mestre em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com o Projeto Mutirão. Editora da revista Urbânia. Co-organizadora do projeto Arte e esfera pública. Entre 2001 e 2003 abriu a casa onde morava como residência pública (Casa da Grazi), abrigando exposições e coletivos de diferentes cidades brasileiras, formando uma rede de trabalho e de amizade.



16 mulheres e 1/2
é um grupo de pesquisa em dança contemporânea, que originou-se no Estúdio Nova Dança - SP, em 2002. Formado por profissionais da dança, teatro e performance, O interesse do grupo é experimentar e observar  como cada criador constrói e elabora seus próprios procedimentos, conteúdos e danças a partir de temas corporais comuns, bem como compartilhar esses procedimentos individuais e torná-los ferramentas e instrumentos para uma investigação e/ou criação coletiva.


Ghawazee Coletivo de Ação
é um encontro interdisciplinar e transversal entre 10 mulheres interessadas na realização de   ações artísticas em espaços públicos ou de grande circulação buscando rupturas temporárias na ordem do cotidiano.


(       )
       Segundo dia - 25 de Maio


Núcleo de Garagem
é formado por artistas da dança que buscam criar práticas poéticas de existência inventando, assim, outras formas possíveis para habitar a cidade.



Carolina Nóbrega

desenvolve pesquisas em torno de corpo e performatividade, que navegam e transbordam através de diversas interfaces... dança contemporânea, performance, teatro, intervenção urbana. É integrante do Coletivo Cartográfico e do 16 mulheres e 1/2.



Coletivo Cartográfico
investiga a criação de cartografias impermanentes, que ocorrem na relação direta com as situações propostas pela existência. Busca romper a dicotomia externo-interno, corpo-espaço, colidindo afetos no asfalto. A partir desse movimento, questiona também os meios de produção da dança contemporânea, buscando outras vias para a criação artística.



Pedro Palhares
tem um trabalho multidisciplinar e experimental. Possui pesquisas em fotografia, performance, música, vídeo e cinema. Realizou filmes de curta metragem e desenvolve constantemente investigação sobre processos fotográficos, sobre a construção da imagem e da memória.

(       )
       Terceiro dia - 26 de Maio


Ramiro Murillo
é musico, bailarino e físico. Integrou a Cia Oito Nova Dança, é diretor musical do conjunto gatoNegro e produz trilhas sonoras para dança, video e cinema.



Criadores "Arremesso"
(Marina Caron, Bruno Perillo, Luciano Bussab, Maristela Estrela, Melissa Bamonte, Ciro Godoy )

o Projeto Arremesso foi criado em 2007 e tem como ponto de partida o tema da Exclusão, tendo como base investigativa o movimento de Arremesso. Através da obra do poeta francês Charles-Pierre Baudelaire esse grupo de intérpretes se propos a pesquisar a Personagem do Flâneur, criada pelo poeta citado dentro do Movimento Simbolista. A cidade nesse contexto é a fonte de inúmeros dados culturais os quais dão ensejo ao tema da Exclusão.



Damas em trânsito e os Bucaneiros
fundada em 2006, surgiu do interesse comum de seus integrantes em pesquisar a improvisação  como possibilidade de construir uma dramaturgia do corpo e da cena. Numa criação coletiva e sob a  direção de Alex Ratton Sanchez, a cia. desenvolve seu treinamento apoiada em referências de técnicas de improvisação da dança, do teatro e da música, e busca compor o discurso de suas peças inter-relacionando estas três linguagens.


José Romero

dançarino e performer adora dias de sol e de buscar inspirações pelas ruas da cidade - Dançou por 10 anos na Cia Oito Nova Dança, estudou Artes Visuais e é Coordenador Regional de Dança no Programa Vocacional da Secretária Municipal de Cultura.


(       )
       Quarto dia - 27 de Maio

Luciano Bussab
Arquiteto e interprete criador.Vive e trabalha como artista desde 1999, quando passou a integrar a Cia. Cênica Nau de Ícaros primeiramente como cenógrafo e logo como intérprete criador. Em 2004 conheceu a bailarina e professora Sonia Mota que o situou no caminho da dança. Após uma breve estada como aluno convidado na School for New Dance Development veio a frequentar o Estúdio Nova Dança onde surgiu a parceria com a Cia. Oito Nova Dança,  e todos os integrantes.



Fabiane Carneiro

é arquiteta, urbanista e intérprete criadora. Atua como gerente de urbanismo – criação, onde participa da concepção de novos bairros. Integra o 16 Mulheres e ½ e o Coletivo Cartográfico. Foi integrante da Limites Cia de Dança e intérprete criadora em trabalhos da Caleidos Cia de Dança.



Tika Tiritilli

Fotógrafa, com passagens pelo cinema, vídeo, artes visuais, teatro, dança, e performance. Formada em Psicologia e Pós-Graduanda em Fotografia. Participou de cerca de várias exposições fotográficas individuais e coletivas, e de mostras de vídeo e audiovisual. Gosta de misturar as linguagens artísticas, de ver com os ouvidos e usar o pensamento do corpo.



Alê Prade
desenvolvendo trabalho de caráter intermídia, mergulhado nos universos do som, da imagem e da palavra, busca a integração das múltiplas modalidades artísticas, suportes e tecnologias num campo criativo onde fluxo, interatividade, jogo-lúdico e desconstrução são elementos chaves para a elaboração do ato criativo.




Ramiro Murillo
é musico, bailarino e físico. Integrou a Cia Oito Nova Dança, é diretor musical do conjunto gatoNegro e produz trilhas sonoras para dança, video e cinema.

bottom of page